Cuidados com as crianças na praia

A partir dos seis meses de idade os pediatras já liberam a ida de bebês para a praia. Mas pisar na areia com os pequenos não é tão simples quanto parece. Isso porque qualquer descuido pode transformar o passeio em um verdadeiro drama: com direito a criança perdida, mordida de inseto, queimadura grave, crise de choro intenso por fome, sede ou cansaço. Para fugir de todas essas situações desagradáveis e conseguir realmente relaxar nos dias livres, alguns cuidados são essenciais. Confira:
• Escolha um local calmo e mais seguro para estar com o seu filho. Perto do mar ou perto de algum parquinho na areia. Procure escolher algum próximo a um guarda vidas ou a um posto dos bombeiros por exemplo.
• Pulseirinha de identificação com o seu nome e telefone é essencial. Em 2013, mais de 885 crianças se perderam nas praias de São Paulo, de acordo com o setor de Comunicação Social do Grupamento de Bombeiros Marítimo.
• Não saia de perto do seu filho. Pode parecer bobagem, mas para quem tem filhos sabe que 2 segundos é o suficiente para uma criança sair de nossas vistas.
• Leve uma toalha e uma muda de roupas extras.
• Cuidado com os horários: Muito tempo na praia ou muito tempo em horários onde o sol é mais forte podem fazer muito mal a criança.
• Nada de boias! É com a melhor das intenções que os pais compram coletes salva-vidas e boias de braço para colocar nos filhos e protegê-los. Mas a tenente Karoline Burunsizian afirma que, ao fazer isso, os pequenos se tornam ainda mais vulneráveis a afogamentos. “No mar, a boia não tem nenhuma eficácia e, inclusive, 25% dos casos de afogamento acontecem por causa dela, porque a criança flutua e acaba sendo levada pelas ondas. Não indicamos nenhum tipo de boia nem para crianças e nem para adultos enquanto estiverem na praia”, declara.
• Cuidado com os insetos. Se a ideia é proteger as crianças de insetos, a melhor arma ainda é o repelente. Ele deve ser aplicado depois que o filtro solar já tiver sido bem absorvido pela pele. Os melhores são os específicos para crianças. Mas se ainda assim a criança for vítima de uma picada, a recomendação é limpar o local com álcool em gel.
• Melhor do que levar um monte de guloseimas para a praia é alimentar os pequenos com um bom café da manhã antes de sair de casa. Assim, você carregará para a areia apenas o essencial. Dê preferência a comes e bebes que não estragam facilmente em contato com o calor, como frutas, sucos e biscoitos de polvilho.

Fonte: UOL Viagem

Você gostou disso? Compartilhe!