Praia Grande, Santos e Guarujá receberam a nota máxima do Ministério do Turismo, no mais recente mapa do turismo brasileiro, divulgado neste mês de setembro. O instrumento destaca os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e norteia a definição de políticas públicas para o setor.
De acordo com o Ministério da Saúde, o número de regiões turísticas e municípios cadastrados cresceu. Em 2016, eram 2.175 cidades em 291 regiões. Este ano, o mapa registra 3.285 municípios em 328 regiões turísticas. Segundo o novo mapa, 23% (740) dos municípios estão nas categorias A, B e C. Esses municípios concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional.
Os demais 2.545 municípios figuram nas categorias D e E.
O estudo colocou Santos, Praia Grande e Guarujá no seleto grupo de dez cidades paulistas com conceito A, onde figuram também Aparecida, Campinas, Campos do Jordão, Ribeirão Preto, São Paulo, São Sebastião e Ubatuba. Em todo o estado, 432 municípios passaram pelo crivo do Ministério do Turismo e, em todo o país, foram avaliadas 3.285 cidades.
A avaliação levou em consideração, entre outros aspectos, o fluxo turístico nacional e internacional expressivo e o número de empreendimentos regulares cadastrados junto ao Ministério, além de exigir que a cidade tenha um órgão municipal responsável pela pasta de turismo e que destine recursos para o setor na Lei Orçamentária.
O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia para fortalecer o setor de viagens no país. A partir de 2017, o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos.
Confira a classificação das cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira:
Apiaí – D
Barra do Chapéu – E
Barra do Turvo – D
Bertioga – B
Cananéia – C
Cubatão – C
Eldorado – D
Guarujá – A
Iguape – C
Ilha Comprida – C
Iporanga – C
tanhaém – B
Itaóca – D
Miracatu – D
Mongaguá – B
Pariquera-Açu – D
Pedro de Toledo – D
Peruíbe – B
Praia Grande – A
Registro – C
Santos – A
São Vicente – B
Sete Barras – E