Dicas de passeio para as férias de Julho na Praia Grande

As cidades litorâneas são conhecidas pelas suas lindas praias em dia de muito sol e calor, mas o que poucos sabem é que para o inverno e outras estações as cidades da Baixada Santista reservam atrações especiais para os turistas.

Confira opções de lazer para toda a família e amigos na Praia Grande:

Festa da Tainha

A tradicional Festa da Tainha acontece todos os meses de julho na Praia Grande e atrai um público enorme em todos os dias do evento. Neste ano o evento está em sua 17º edição e além da tradicional Tainha com acompanhamentos ainda traz atrações musicais, doces e barracas de artesanatos.

Munícipes e turistas podem saborear a tainha até o dia 27 de Julho, às sextas-feiras, das 18 às 23h30, sábados, do meio-dia às 23h30 e domingos, do meio-dia às 17h30. A tainha, servida na telha e acompanhada de arroz, farofa com camarão e vinagrete, serve duas pessoas e é vendida a R$ 65,00, com parte da renda revertida ao Fundo Social de Solidariedade do Município. A entrada é gratuita. A Festa da Tainha faz parte do projeto Estação Inverno, que oferece opções de lazer para a população durante a chamada baixa temporada. O projeto teve início em 2013, com as Estações Verão, realizadas durante o mês de janeiro nas praias da Cidade.

Palácio das Artes

O Palácio das Artes, em Praia Grande, está expondo 90 obras de arte contemporânea, entre quadros e esculturas, doadas para o acervo municipal da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) pelo Instituto Cultural Itaú Cultural no mês de maio. As obras são de artistas de todo o Brasil e datam de 1968 até o final da década de 90. A visitação é gratuita e ocorre de terça-feira a sábado, sempre das 14 às 18 horas. O Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão.

No total, 110 obras de arte foram doadas para Praia Grande, mas algumas ainda estão sendo catalogadas. A previsão da Sectur é que nas próximas semanas todos os quadros e esculturas estejam expostos aos visitantes. Os trabalhos foram confeccionados em diversas técnicas, como pintura sobre tela e gravura, e retratam paisagens, formas geométricas e imagens abstratas.

Shopping Litoral Plaza

Em clima de torcida pelo Brasil, públicos de todas as idades vão se divertir com nove caricaturas dos principais craques das seleções, como o brasileiro Neymar, o argentino Messi e Cristiano Ronaldo, atual melhor do mundo, que integram a Exposição Copa Caricartoon no Litoral Plaza Shopping. As obras ficarão expostas nos corredores centrais até a final da Copa do Mundo, no dia 13 de julho.

Todos os desenhos foram feitos por artistas da Baixada Santista e destacam pontos conhecidos e divertidos dos jogadores da competição. A mostra conta com totens de 1,60m de altura e promete ser a diversão de crianças e adultos. “A exposição é uma forma de torcer pelo Brasil e prestigiar os caricaturistas e artistas da região”, destaca a gerente de marketing do Litoral Plaza, Renata Fiúza.

Exposição Espelho da Alma

Durante o mês de julho, o Espaço Flex do Porto do Saber recebe a exposição fotográfica “Espelho da Alma”, da professora da Escola Municipal Sérgio Vieira de Melo, Veronica Cazelatto. A mostra revela a situação de cães que são abandonados nas ruas. O Porto do Saber funciona na Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce). As imagens podem ser vistas de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Você gostou disso? Compartilhe!